top of page

28 de agosto.

Santo Agostinho

Nasceu em Tegaste, hoje região da Argélia, ao norte da África, em 354; filho de pai pagão e de mãe cristã (San­ta Mônica). De espírito irrequieto e sedento de verdade, conheceu várias correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo. Investiu também em sua vida amorosa e, durante muito tempo, viveu em companhia de uma mulher, com a qual teve um filho.

Agostinho converteu-se por volta do ano 387 e recebeu o batismo em Milão. Quem o batizou foi o célebre bispo Santo Ambrósio, que juntamente com Santa Mônica trabalhou pela sua conversão. Retornando a sua terra, levou vida ascética. Eleito bispo de Hipona, por trinta e quatro anos esteve à frente de seu povo, ensinando-o e combatendo as heresias. Além de "Confissões", escreveu muitas obras. Constitui-se, assim, num dos mais profundos pensadores do mundo antigo. É, por muitos, considerado o pai do existencialismo cristão. Morreu em Hippo Regius, no dia 28 de agosto de 430.

Frase de Santo Agostinho

"Tarde te Amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde de amei! Tu estavas dentro de mim e eu buscava fora de mim. Como um animal buscava as coisas belas que tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser. Chamaste-me, gritavas-me, rompeste minha surdez. Brilhastes e resplandecestes diante de mim, expulsaste dos meus olhos a cegueira. Exalaste o teu Espírito e aspirei o seu perfume, e desejei-te. Saboreei-te e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me, e abrasei-me na tua paz"

Oração

Glorioso Santo Agostinho, doutor dos doutores da igreja, pai de uma grande família de monges e de virgens, que sou­bestes difundir tão amplamente o amor pela verdade e pela beleza divina ... Alcançai-nos o arrependimento sincero dos nossos pecados, um fiel e constante amor a Deus. Amém!

©2023 Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Paroquia Santíssima Trindade - Marataízes-es.

bottom of page